A tour “Liga do Ambiente” é uma iniciativa integrada no Projeto “Beja Sustentabilidade Global”, do Município de Beja, dinamizada no âmbito da responsabilidade corporativa pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, atendendo à experiência comprovada ao nível da educação e sensibilização ambiental.
No ano letivo 2023-2024 «a iniciativa envolveu a comunidade escolar do 2º e 3º ciclo de ensino do concelho de Beja numa competição amistosa com recurso a um “Quiz digital”» destaca a EMAS.
O Centro de Ciência da Água (CCA) de Beja, que serviu de o palco para a dinamização desta iniciativa percorreu 6 escolas e envolveu cerca de 1900 alunos nas 89 sessões de sensibilização ambiental, adianta a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja.
A final da “liga do Ambiente” decorreu durante a 40ª Ovibeja, onde o CCA recebeu as 26 turmas apuradas na 1ªfase da competição, das escolas do concelho. A escola vencedora na categoria do 2º ciclo foi a Escola Básica de Santiago Maior e a escola vencedora na categoria do 3º ciclo foi a Escola Secundária Diogo Gouveia.
O prémio a atribuir será um workshop de pintura de um mural alusivo à biodiversidade, em cada escola vencedora, dinamizado pelo prestigiado muralista Tiago Hacke.
A educação ambiental, sublinha a EMAS, “assume-se como um pilar essencial para promover a conscientização sobre os desafios ambientais que enfrentamos e para a capacitação dos indivíduos de forma a promover uma tomada de decisão mais informada e responsável em relação ao uso dos recursos naturais, visando a adoção de comportamentos mais sustentáveis no dia a dia”.