A Feira de Castro, a maior e mais emblemática feira tradicional do Sul do país e ponto de encontro e de convívio entre familiares e amigos, comerciantes e fregueses, realiza-se nos dias 17, 18 e 19 de Outubro.
Ao longo de três dias muitas são as atividades calendarizadas pela câmara de Castro Verde, como revela o vereador David Marques, segundo o qual, a Feira de Castro continua a ser “o momento no ano, sem paralelo, em que os castrenses abrem as portas das suas casas, ocupam a rua e acolhem todos os que nos visitam”.
Neste fim-de-semana e, paralelamente à animação da própria Feira, a Câmara Municipal de Castro Verde dinamiza um programa cultural que arranca no dia 17, sexta-feira, pelas 18h00 com a abertura da Exposição “Pelos Recantos da Feira”, de Vitória Nobre, junto ao Monumento ao 25 de Abril (em frente aos Bombeiros Voluntários de Castro Verde). Uma mostra fotográfica onde a autora partilha a sua visão sobre a Feira de Castro, celebrando tradições e pessoas que fazem parte da identidade coletiva.
A primeira noite inicia com o espetáculo de dança com Las Flamenquitas, Grupo de Sevilhanas de Castro Verde, a partir das 21h30. Pelas 22h00, a banda portuguesa THE LUCKY DUCKIES, sobe ao palco da Praça da República, para um concerto ao ritmo do vintage swing e do rock’n’roll, seguida da atuação de DJ RMG, a partir das 23h30.
No sábado, 18 de outubro, o dia começa com arruada de Bandas Filarmónicas pelas principais ruas da Feira e Praça da República e a exposição de Automóveis Históricos e Desportivos, na Rua Morais Sarmento, promovida pela Associação de Moradores do Bairro dos Bombeiros.
Nesta edição da Feira de Castro, o rali de regularidade histórico “48 horas do Alentejo”, uma organização da Portugal Classic Association em conjunto com o Clube Português de Automóveis Antigos, regressa a Castro Verde naquela que é a 30ª edição comemorativa do evento.
A partir das 16h20, será possível contemplar alguns dos mais belos automóveis clássicos, com exemplares desde os anos 30 até aos anos 80, que irão desfilar pela Rua da Seara Nova. As viaturas poderão ser apreciadas com maior detalhe na Avenida General Humberto Delgado, junto aos Bombeiros Voluntários de Castro Verde.
Neste dia, destaque também para o 6º Encontro de Castrenses na Diáspora que se realiza pelas 12h30, na Escola Secundária de Castro Verde, e que tem como objetivo reunir num almoço-convívio, os castrenses que vivem fora do concelho.
O sábado traz ainda à Praça da República, ANTÓNIO CAIXEIRO, cantador de excelência, natural de Cuba, com um longo percurso ligado ao cante alentejano, que agora apresenta o seu primeiro álbum “Infinito”. A partir das 23h30, a FESTA M80 promete boa música, dança e nostalgia ao ritmo das décadas de 70, 80 e 90.
Na manhã de domingo, 19, último dia de Feira de Castro 2025, o Parque Infantil recebe, a partir das 10h00, mais um Concurso Regional de Rafeiro do Alentejo, numa organização da ACRA Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo, em parceria com a Câmara Municipal de Castro Verde, e com o apoio da Associação de Agricultores do Campo Branco.
Paralelamente e, ao longo dos três dias, há outras iniciativas a decorrer no âmbito do programa cultural da Feira de Castro, como o Desfile de Grupos Corais Alentejanos, “Moços da Viola Campaniça”, o Encontro de Cantadores ao Despique e Baldão e de Tocadores de Viola Campaniça, que assinala a sua 33ª edição, Folclore Algarvio com o Rancho Folclórico de Santo Estevão de Tavira, animação de rua com os Al-Fanfare e Feira de Aves.
