O papel das elites no desenvolvimento da região transtagana ao longo de um século é o mote para a próxima conferência do ciclo Terras e Paisagens no Sul, a realizar hoje, dia 27 de junho, pelas 21h30 no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja, pelo Prof. Paulo E. Guimarães.
“O período em análise, que foi atravessado por três regimes económicos e políticos, conheceu um assinalável crescimento que teve na sua base a grande exploração agrícola alentejana, assente na escala e na diversificação produtiva estratégica face aos seus distintos mercados”, adianta a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva.
Durante a conferência, “procurar-se-á identificar os principais atores económicos nesse processo histórico, bem como a estruturação do seu tecido industrial” explica ainda a empresa que gere Alqueva.
Este ciclo de conferências é organizado pela EDIA em parceria com a CCDR Alentejo e a CMBeja, com o apoio da Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja e a Universidade Sénior.