A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) está a finalizar a instalação da Central Fotovoltaica das Almeidas, um projeto que visa reforçar a autonomia energética da estação elevatória localizada perto de Beja. Com uma potência instalada de 700 kWn e equipada com 1188 módulos fotovoltaicos, a nova unidade de produção para autoconsumo irá fornecer energia diretamente à estação elevatória, reduzindo a dependência da rede elétrica nacional.
A instalação da estrutura flutuante foi um processo rápido e eficiente, concluído em apenas 14 dias. A central está agora na fase final de ligação à rede elétrica. A maioria da energia produzida será utilizada no local, mas os excedentes serão injetados na rede, o que garantirá uma gestão mais sustentável e uma maior eficiência energética.
Este projeto, que teve o apoio de fundos comunitários através do PDR no âmbito do Portugal 2020, representa uma aposta clara da EDIA em energias renováveis e na redução dos custos de exploração, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade na região de Alqueva.




















