25.7 C
Castro Verde Municipality
Terça-feira, Julho 2, 2024

Últimas Noticias

Dr. José João Alves da Costa “Dr. Gito” foi homenageado este sábado em Castro Verde

Castro Verde celebra este sábado o seu Feriado Municipal no dia 29 de junho (Dia de São Pedro) com um conjunto de iniciativas que decorreram no Jardim do Padrão, a partir das 11h30, destacando-se este ano a Homenagem ao historiador Castrense Dr. José João Alves da Costa (Dr. Gito), promovida pela Câmara Municipal e União de Freguesias de Castro Verde e Casével.

O Município de Castro Verde homenageou, postumamente, o Dr. João José Alves da Costa (Dr. Gito), através da inauguração de peça de arte evocativa da personalidade do historiador, como reconhecimento pela sua importante e inestimável contribuição para a investigação da história de Castro Verde e dos Campos de Ourique.

A homenagem resultou da iniciativa proposta à Câmara Municipal e à União de Freguesias por quatro cidadãos (Fernando Caeiros, José Francisco Colaço Guerreiro, Joaquim Rosa e Carlos F. Júlio), consumando-se agora com a inauguração de uma peça escultórica de autoria do artista Flávio Horta, que eleva a memória da Dr. Alves da Costa, um ilustre Castrense que muito trabalhou para perpetuar a longa história do concelho de Castro Verde, publicando obras como “O Termo de Castro Verde” (volumes 1 e 2), os Forais de Castro Verde, de Entradas e de Casével, bem como “As visitações da Ordem de Santiago no concelho de Castro Verde no século XVI”.

Para o Dr. José Francisco Colaço Guerreiro, o legado deixado por João José Alves da Costa, “é de uma importância cultural extrema”.

Visivelmente emocionado estava o filho do homenageado.

Para João Pedro Alves da Costa, tratou-se de um momento de um simbolismo “emocional inqualificável”.

Quanto ao presidente da União de Freguesias de Castro Verde e Casével, António José Paulino, disse tratar-se de uma homenagem justa a um homem bom, culto e castrense dos quatro costados.

Por fim o presidente da Câmara de Castro Verde, António José Brito, destracou o movimento cidadã que deu origem a esta homenagem, e sublinhou que o Dr. José João Alves da Costa é uma referência por ter sido “um castrense de excepção”.

Latest Posts

Não perder