11.9 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Janeiro 23, 2026

Últimas Noticias

DORBE do PCP faz balanço sobre resultados das Eleições Autárquicas de 12 de outubro

A Direção da Organização Regional de Beja (DORBE) do PCP divulgou uma nota de balanço sobre os resultados eleitorais no distrito. A CDU (coligação entre PCP, PEV e independentes) reconhece que o resultado obtido “ficou muito aquém das expectativas”, mas celebra as vitórias em três câmaras municipais (Aljustrel, Cuba e Barrancos) e a consolidação da sua presença nos órgãos autárquicos.

A DORBE do PCP salienta que “o escrutínio local decorreu após um período de sucessivas eleições nacionais, o que influenciou o debate político, com as questões nacionais a ganharem peso em detrimento das matérias estritamente locais”.

Apesar do contexto, a CDU conseguiu manter as câmaras municipais de Aljustrel, Barrancos e Cuba, e sublinha que “a disputa pelo poder executivo foi muito próxima” nos municípios de Ferreira do Alentejo e Moura. Em termos de eleitos, a frente unitária garantiu 25 mandatos em Câmaras Municipais, 72 em Assembleias Municipais e 218 em Assembleias de Freguesia, para além da conquista de maiorias em 27 Juntas de Freguesia.

O Executivo da DORBE faz questão de “saudar os militantes do PCP e do PEV, bem como os centenas de independentes, pelo seu empenho e dedicação na campanha”. Reforça que “o trabalho de proximidade e o alargamento do espaço unitário, marcas da CDU, não se esgotaram em 12 de Outubro” e representam “sementes” para a prossecução da defesa dos interesses das populações.

Em resposta a vaticínios de perda, o PCP defende que os resultados “desmentem” essa inevitabilidade, confirmando “as reais possibilidades de avançar, reconquistar e vencer novas autarquias”. A DORBE anuncia que “irá agora aprofundar a análise dos resultados, envolvendo todos os que participaram nesta importante batalha”.

Para o próximo mandato, o Executivo da DORBE sublinha que “os eleitos da CDU”, caracterizados por “trabalho, honestidade e competência”, estarão “na linha da frente na defesa das populações e lutarão por uma rutura com a política de direita, contribuindo para uma região mais desenvolvida”.

Os eleitos da CDU são apresentados como “construtores de um futuro melhor” nas autarquias onde estão em maioria e portadores das aspirações dos trabalhadores e do povo nas restantes.

Latest Posts

Não perder