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Terça-feira, Fevereiro 11, 2025

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DORBE do PCP exige “melhores ligações às ferrovias” e “melhores serviços às populações”

O comunistas do Alentejo lembram, em Nota de Imprensa, que as condições de mobilidade e transporte na região “são decisivas para melhorar a qualidade de vida de quem aqui vive e trabalha e para aproveitar todas as potencialidades económicas e sociais” e explicam que, “por isso mesmo é imperioso o investimento na ligação ferroviária ao distrito de Beja, nomeadamente a eletrificação e modernização da ligação entre Casa Branca – Beja e Beja – Ourique/Funcheira”.

A DORBE – Direção da Organização Regional de Beja do PCP, “lamenta as opção do Governo de abandonar o troço Beja – Ourique/Funcheira, no que se refere à sua eletrificação”, dizendo que “é inaceitável, até porque este troço viabiliza dois Ramais o de Aljustrel e o de Neves-Corvo, que contribuem decisivamente para a viabilidade económica da Linha do Alentejo. Os comunistas acrescentam que “é inaceitável que nos dias de hoje não exista uma ligação direta entre Beja e Faro. Uma viagem de 180 km que poderia ser feita em cerca de duas horas e que nas condições atuais demora cerca de cinco horas” observa PCP.

O Partido Comunista, na nota emitida, adianta que “defende a necessidade de investimentos, tendo apresentado diversas iniciativas na Assembleia da República com tal propósito”.

Neste sentido, e no âmbito da discussão do Orçamento de Estado para 2025, o PCP “apresentou uma proposta concreta, nomeadamente ” em 2025, lançar os concursos para a execução da obra de eletrificação e modernização da linha ferroviária entre Casa Branca e Beja, Beja e Ourique, e Ramal de Aljustrel, que ainda não o tenham sido; a execução da obra entre Casa Branca e Beja deve ser feita sem interrupção do serviço e com utilização de trabalho noturno”.

O PCP quer que sejam lançados, ainda em 2025, o projeto de execução da ligação da linha ferroviária do Alentejo ao Aeroporto de Beja e o projeto de execução da concordância entre a Linha de Évora e a Linha do Alentejo, na zona de Viana do Alentejo, a fim de permitir o serviço ferroviário direto entre Beja, Évora, Elvas e Portalegre”.

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