Portugal continental começa a sentir os efeitos da depressão Joseph, que traz consigo chuva intensa, neve, vento forte e agitação marítima, segundo alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os primeiros impactos vão ser sentidos já na manhã de segunda-feira nas regiões do Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente ao resto do território ao longo da noite de segunda para terça-feira, acompanhados pela passagem de sucessivas ondulações frontais que deverão persistir pelo menos até ao fim de semana.
O IPMA prevê que, a partir de segunda-feira, se registem períodos de chuva persistente e por vezes forte, que na terça-feira se transformam em aguaceiros intercalados, que poderão vir acompanhados de trovoada e granizo. A queda de neve também está prevista a partir de terça-feira de manhã, inicialmente nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para entre 600 e 800 metros de altitude nas regiões Norte e Centro, e na Serra de São Mamede.
O vento vai intensificar-se já na segunda-feira, com rajadas até 80 km/h no litoral oeste e até 100 km/h nas terras altas. No mar, a agitação marítima será significativa, com ondas de quatro a cinco metros na costa ocidental a partir de segunda-feira, podendo atingir 12 metros de altura máxima a partir de terça-feira à tarde.
Devido à passagem da depressão, vários distritos estarão sob aviso laranja nos próximos dias. Entre eles estão Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real. O aviso laranja será válido para agitação marítima em dez destes distritos, à exceção de Vila Real, onde o alerta se aplica à precipitação, entre as 12h de segunda-feira e as 03h de terça-feira.
Para esta segunda-feira, o IPMA emitiu aviso laranja por agitação marítima para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga, prevendo ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo chegar aos 12 metros. Paralelamente, estão em vigor avisos amarelos por precipitação para Évora, Santarém, Lisboa, Leiria, Coimbra e Portalegre, bem como avisos de neve para os distritos da Guarda e Castelo Branco, devido à possibilidade de acumulação de neve e formação de gelo, além de chuva e vento.
Na segunda-feira, os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real permanecem sob aviso laranja devido à previsão de chuva, enquanto quase todo o país ficará sob aviso amarelo devido à chuva e ao vento. O alerta laranja, que representa risco moderado a elevado, será novamente emitido para agitação marítima na terça-feira para os distritos de Setúbal, Porto, Faro, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga. Já o aviso amarelo indica situações de risco localizadas, que podem afetar atividades dependentes das condições meteorológicas.














