Os produtos do Alentejo estão em destaque no mercado europeu através de uma estratégia de promoção internacional que arranca hoje em Hamburgo, na Alemanha. Durante o dia de hoje e de amanhã, a região marca presença na Feira Genuss Gipfel, onde decorre uma mostra e provas de produtos especificamente direcionadas a profissionais do setor gourmet, do retalho e da restauração, com o objetivo de demonstrar a excelência da oferta regional.
Logo após este evento, a comitiva alentejana segue para os Países Baixos, entre os dias 14 e 16 de janeiro, para uma Missão de Prospeção de Mercado. Esta etapa foca-se na angariação de novos importadores e distribuidores locais que demonstrem interesse em integrar os produtos alentejanos nas suas redes comerciais.
Estas iniciativas inserem-se num plano estratégico para reforçar a presença da marca Alentejo em mercados considerados fundamentais, promovendo a qualidade e a autenticidade da produção regional. Além disso, estas ações servem de preparação para uma Missão Inversa agendada para abril de 2026, momento em que compradores alemães e neerlandeses viajarão até ao território alentejano para conhecerem de perto os produtores e formalizarem reuniões de negócio com as empresas locais.
O presidente do NERBE – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, em declarações à Rádio Castrense, diz ainda que gostaria de ver “mais apoio à agricultura, depois de um ano muito difícil como foi 2025”.
David Simão entende que “o país deve esse apoio a um setor fundamental”, e afirma que “o NERBE está de corpo e alma com os agricultores”.














