O Dark Sky Alqueva voltou a conquistar reconhecimento internacional ao receber o World’s Responsible Tourism Award 2025, na categoria de turismo responsável. A distinção foi entregue durante a Gala Final dos World Travel Awards, realizada no inicio de dezembro, no Reino do Bahrain.
Criado em 2007, o Dark Sky Alqueva tornou-se em 2011 o primeiro destino de turismo Starlight do mundo, consolidando o Alentejo como referência internacional em astroturismo. A iniciativa da Associação Dark Sky® tem vindo a promover o turismo sustentável e a valorização do património natural e paisagístico da região.
A cerimónia no Exhibition World Bahrain reuniu representantes do setor do turismo de diversos países, destacando projetos inovadores e responsáveis. A imagem captada no Parque de Natureza de Noudar, em Barrancos, mostra o céu noturno estrelado que faz parte do território Dark Sky® Alqueva, sublinhando o potencial único da região para experiências de observação astronómica.
Este prémio reforça a posição do Alentejo como destino de excelência para turistas que procuram experiências ligadas à natureza, ao céu estrelado e ao turismo sustentável.














