18.7 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Setembro 8, 2024

Últimas Noticias

COVID-19: Metade dos portugueses sente impacto psicológico “moderado a severo”

Quase metade (49,2%) dos portugueses classifica o impacto psicológico da pandemia de COVID-19 como “moderado a severo”, segundo um estudo desenvolvido pela Mind – Instituto de Psicologia Clínica e Forense.

Através de um questionário “online”, que esteve disponível durante três dias (entre 24 e 27 de março), ou seja, três semanas após terem sido confirmados os dois primeiros casos em Portugal e oito dias após a primeira morte por causa do novo SARS-CoV-2, foram obtidas 10.529 participações, com uma média de idades de 31,3 anos, e na sua maioria mulheres (8.785, correspondentes a 83,4% do total).

Os resultados obtidos permitem identificar vários fatores de risco, “mostrando que é necessária uma atenção especial para as mulheres, os desempregados, os que têm menos escolaridade, os que vivem em zonas rurais e os que experienciaram sintomas de gripe ou doenças crónicas”, lê-se no comunicado da Mind a que a Lusa teve acesso.

Já a comparação dos resultados obtidos em Portugal com investigações chinesas mostra “diferenças importantes”, sublinharam os responsáveis pelo estudo, revelando que apenas 7,6% dos participantes chineses relataram um impacto psicológico moderado a severo.

A explicação para a discrepância neste capítulo pode estar relacionada com a maior quantidade de informação dos participantes portugueses, uma vez que o surto chegou a Portugal várias semanas depois de ter surgido na China, e após uma grande cobertura mediática sobre o tema.

O estudo português mostra, tal como as investigações na China, que as participantes do sexo feminino relataram um maior impacto psicológico da pandemia, bem como maiores níveis de depressão, ansiedade e stress.

No total, 11,7%, 16,9% e 29,2% dos participantes relataram sintomas moderados a graves de depressão, ansiedade e níveis de stress, respetivamente.

Leia também: https://radiocastrense.pt/a-covid-19-esta-a-mexer-psicologicamente-com-as-familiares-dos-enfermeiros-diz-edgar-santos/

Latest Posts

Não perder