A excelência do 11º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja subiu de novo ao pódio, com a classificação do concurso como o melhor do mundo no ranking “World’s Best Olive Oils”.
A ACOS – Agricultores do Sul, entidade organizadora da Ovibeja, diz que “o Concurso da Ovibeja, o único em Portugal com abrangência internacional, mantém-se no grupo 1 dos melhores do mundo com a pontuação máxima: Cumpre os requisitos do Ranking (20 pontos) a que se junta pontuação adicional por cumprir exigências suplementares relacionadas com o rigor e objetividade usados na autenticação das amostras concorrentes. Os azeites concorrentes ao concurso da Ovibeja são ainda submetidos a uma análise química e a uma análise organolética feita por um painel de prova reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional (COI)”.
“Criado em 2012 pelo conceituado provador alemão, Heiko Schmidt, com base nos resultados dos principais concursos de azeite virgem extra do mundo, e tendo como referência o concurso Mario Solinas, da responsabilidade do COI, o ranking “World’s Best Olive Oils” veio contribuir para a alteração do método de pontuação dos concursos realizados, introduzindo critérios de máximo rigor e autenticidade” explica a entidade organizadora da Ovibeja.
“É com o máximo rigor que mais de três dezenas de provadores oriundos de vários países integram o Júri do Concurso da Ovibeja, cujo presidente é José Gouveia, especialista nacional em azeites. A receção de amostras nacionais e de outros países ao 11º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja decorre até ao dia 25 de Março” lembra a ACOS.