9.1 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Abril 21, 2025

Últimas Noticias

Comissão de Utentes denuncia “precariedade dos  Serviços de Saúde de Odemira”

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do concelho de Odemira demonstra “grande preocupação” relativamente à situação da saúde do concelho de Odemira.

Em declarações à Rádio Castrense, Catarina Campos revela que “este mau estado da saúde do concelho tem mais de vinte anos, e manifesta-se em todas as extensões de saúde do maior concelho do país”.

A Comissão de Utentes recorda então que “há mais de 20 anos que os Utentes da Freguesia de Vila Nova de Milfontes esperam e desesperam por uma nova Extensão de Saúde” e que “na Freguesia de São Teotónio, em que existe cerca de 9.000 Utentes, 30% dos Utentes não têm Médico de Família”.

A mesma fonte sublinha que “a Freguesia de Luzianes-Gare há mais de 10 anos que lhe foi encerrada a sua Extensão de Saúde, tendo os Utentes desta Freguesia que para além dos gastos necessários para a sua sobrevivência, têm ainda custos acrescidos com a sua deslocação à Extensão de Saúde de Santa Clara-a-Velha, para obter uma Consulta Médica”.

A comissão de Utentes solução realça que “a encontrada para a Extensão de Saúde de São Luís, não foi a melhor; que as obras prometidas em Novembro de 2023, e muito aguardadas na Extensão de Saúde de Almograve ainda não iniciaram e que os Balcões SNS 24 (Teleconsulta), instalados em Bicos e Luzianes-Gare, não resolvem o problema das Extensões de Saúde encerradas, até pelo contrário, agrava ainda mais a precariedade do Serviço Nacional de Saúde”.

Por fim, os Utentes de Odemira dizem que “no Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Odemira, deveriam estar 3 Enfermeiros, 24 horas”, lembrando que “desde Janeiro deste ano já saíram mais de 10 Enfermeiros da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano” e que “faltam cerca de 100 Enfermeiros em toda a ULSLA”.

Latest Posts

Não perder