10.9 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Janeiro 22, 2026

Últimas Noticias

Coligação Beja Consegue esclarece Orçamento da União de Freguesias para 2026

Os eleitos da Coligação Beja Consegue na União de Freguesias de Salvador e Santa Maria da Feira esclareceram as opções do Orçamento para 2026, na sequência de críticas do Partido Socialista, defendendo a decisão de o presidente da junta exercer funções em regime de tempo inteiro.

Em comunicado, a coligação explica que a opção resultou da experiência inicial do mandato. “Após o primeiro mês, tornou-se evidente que não era exequível conciliar as funções de presidente com a atividade profissional na área da enfermagem”, referem, acrescentando que a dedicação exclusiva permite “garantir resposta diária às necessidades dos fregueses”.

Os eleitos sublinham que a decisão foi tomada com transparência e respeito pela lei. “A verba correspondente ao exercício do cargo foi inscrita no orçamento, cumprindo escrupulosamente a legalidade”, afirmam, acrescentando que “financeiramente seria mais vantajoso manter o regime de meio tempo”, o que, dizem, demonstra que se trata de “uma escolha de serviço público”.

A coligação aponta ainda resultados já visíveis, destacando a recolha de monos. “Havia pedidos com mais de quatro meses de espera; hoje os tempos médios de resposta situam-se entre 48 e 72 horas”, indicam.

Relativamente ao Orçamento para 2026, garantem que continuam assegurados os apoios ao associativismo e o investimento em obras prioritárias. “Rejeitamos qualquer insinuação de benefício pessoal e reafirmamos o nosso compromisso com o rigor, a transparência e a proximidade com os fregueses”, concluem.

Latest Posts

Não perder