A CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo reuniu ontem em sessão ordinária, em Beja.
No Período Antes da Ordem do Dia, esclarece a CIMBAL, “foi recebida a Direção da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, tendo sido efetuado um balanço – extremamente positivo – da edição da Ovibeja deste ano e perspetivado as edições futuras. De forma inequívoca, foi vincada a importância para o território deste evento, assim como a participação dos municípios” avança a CIMBAL.
Ainda neste período, a reunião contou com a presença de Carlos Pica, Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Beja, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) de forma “a dar a conhecer o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2022 aos autarcas do Baixo Alentejo”.
Diz a CIMBAL que, “importa relevar que, a partir de 15 de maio, o Nível de Empenhamento Operacional passa a Nível II – Reforçado”.
Foi ainda registada “a necessidade de posicionamento de um meio aéreo no concelho de Moura, de forma a dar cobertura à zona norte do Baixo Alentejo. No presente ano, tal não irá suceder, mas ficou estabelecido que se iriam desenvolver esforços no sentido de garantir tal equipamento para o próximo ano” explica a mesma fonte.
“Para além de algumas aprovações de gestão corrente da atividade da Comunidade, os eleitos discutiram a tomada de posição comum sobre o Orçamento de Estado 2022, bem como de uma proposta relativa à alteração do regime de cedências a atribuir aos municípios em matéria de produção de energia renovável, possibilitando, a exemplo da eólica, a entrada de algumas receitas no caso da fotovoltaica” esclarece a CIMBAL.
“Ambas as posições irão ser alvo de aperfeiçoamento e, após a aprovação do Conselho, direcionadas às entidades competentes” conclui a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.
Foto: Arquivo (Meio aéreo no Heliporto de Ourique)