A reunião do mês de março do Conselho Intermunicipal decorreu no dia 13, no Salão Nobre da CIMBAL.
Na reunião, a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo apresentou vários contributos, onde defendeu a modernização da ferrovia do Baixo Alentejo.
Assim, a CIMBAL quer ver concretizada “a modernização e eletrificação do traçado Casa Branca/Beja, incluindo a concordância com o Aeroporto de Beja, a reabertura da Linha do Alentejo entre Beja e Ourique, permitindo a necessária redundância ao porto de Sines e possibilitando o reforço do serviço Intercidades entre Lisboa e Faro (servindo Beja, Évora – através de Casa Branca, Montemor-o-Novo e Vendas Novas); A eletrificação do ramal Neves-Corvo; que seja realizado um Estudo para possível reabertura do ramal de Aljustrel e que sejam feita a opção pela construção de nova ligação com passagem em Beja e Évora, na ligação entre Lisboa e Algarve”.
Na reunião da CIMBAL foi ainda eleito o representante da CIMBAL no Comité de Acompanhamento do Programa Regional do Alentejo 2030. Foi designado António Bota, eleito por maioria.
“A este órgão compete analisar todas as questões que afetam os progressos do programa na consecução dos seus objetivos, formulando recomendações visando a melhoria da sua eficácia e eficiência”, explica a CIMBAL.