A pedido da Associação de Futebol de Beja, no passado dia 15 de junho, foi efetuada uma reunião na sede da CIMBAL, juntando representantes dos municípios do Baixo Alentejo e de Odemira e membros da Direção da Federação Portuguesa de Futebol.
“O objetivo principal desta reunião foi a apresentação do Plano Estratégico para 2030, promovido pela FPF, definindo objetivos para a década e programas de transformação e evolução para a sua concretização” informa a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.
Após a sessão de boas vindas, efetuada pelo Presidente da Associação de Futebol de Beja, Pedro Xavier, e pelo Primeiro Secretário da CIMBAL, Fernando Romba, usaram da palavra os representantes da FPF:
O diretor José Alberto Ferreira fez o enquadramento geral da elaboração deste Plano e a necessidade de envolvimento dos diversos parceiros, nomeadamente clubes e autarquias. “Transformar e evoluir” são as palavras de ordem, para implementar até 2030 um conjunto de programas e iniciativas, distribuídas por cinco pilares.
O diretor Arménio Pinho efetuou uma apresentação mais detalhada do Plano Futebol 2030, com especial ênfase em três programas de transformação:
· “Joga aqui” – Infância e crescimento/Futebol para todas e todos;
· “ATL do Futebol/Futsal” – Infância e crescimento;
· “Futebol Feminino” – Futebol para todas e todos.
Após estas intervenções, abriu-se um período de debate, extremamente participado, tendo ficado demonstrada a disponibilidade de colaboração dos municípios nestas iniciativas, proporcionando as condições para a prática desportiva, neste caso do futebol, a todas e a todos, essencialmente às crianças e jovens.