A concelhia de Ourique do partido CHEGA enviou um “pedido de esclarecimento urgente” ao Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, e ao Presidente da União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia, relativamente à alegada abertura de uma mesquita nas antigas instalações do jardim de infância de Garvão. A nova mesquita terá o nome de (Masjid al-Khidr) Garvão.
Idalete Brito, Presidente da concelhia de Ourique do CHEGA e residente no concelho, expressou, em nome do partido, “surpresa e apreensão” por parte de muitos membros da comunidade local face a esta situação.
No documento enviado, o CHEGA “solicita informações sobre se ambas as entidades têm conhecimento oficial da abertura da mesquita e, em caso afirmativo, quais os fundamentos que levaram à autorização para a instalação de um espaço de culto religioso num local público que anteriormente servia como jardim de infância”.
O partido considera importante compreender o “enquadramento legal e administrativo” desta decisão, bem como os “objetivos e implicações futuras para a freguesia e o concelho”, tendo em conta o “impacto social” da mesma.
Idalete Brito diz que aguarda uma “resposta esclarecedora no mais curto prazo possível” por parte das entidades autárquicas.