Carlos Loução é uma figura proeminente na promoção e ensino da viola campaniça em Odemira, desempenhando um papel fundamental no Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, sediado em São Martinho das Amoreiras.
É monitor e professor de viola campaniça neste centro, contribuindo ativamente para a transmissão do conhecimento e da prática deste instrumento tradicional alentejano. O seu envolvimento inclui a dinamização de aulas de toque da viola campaniça em várias localidades do concelho de Odemira, abrangendo desde escolas básicas a aulas pós-laborais para diferentes faixas etárias.
O Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso é um projeto que resulta de um consórcio entre a Câmara Municipal de Odemira, a Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, a Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras e a Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare. O seu principal objetivo é a salvaguarda e promoção da viola campaniça, do cante de improviso e da poesia popular, através do ensino, da divulgação e da organização de eventos.
A sua participação em eventos como o FACECO (Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira) e outros encontros de violas de arame sublinha o seu compromisso em dar voz e visibilidade à viola campaniça, aos seus tocadores e à rica tradição cultural a ela associada.
Veja a entrevista na íntegra com Carlos Loução.