15.6 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Janeiro 29, 2026

Últimas Noticias

Centro de Arqueologia e Artes de Beja acolhe a exposição “Matassa” a partir desta sexta-feira

O Centro de Arqueologia e Artes de Beja vai acolher, a partir de 31 de janeiro, a exposição Matassa, uma mostra que integra o projeto Hypertextile e que resulta de uma parceria entre o Município de Beja e a Cortex Frontal, no âmbito de uma candidatura ao Programa de Apoio a Projetos (RPAC). A iniciativa reúne 35 artistas e propõe uma abordagem contemporânea ao universo do têxtil, enquanto espaço de reflexão, criação e experimentação.

A exposição apresenta um conjunto diversificado de obras que cruzam processos criativos, memórias e diferentes técnicas, colocando em diálogo práticas tradicionais com abordagens inovadoras, onde o artesanal e o tecnológico se encontram. Inspirada na metáfora da matassa, entendida como um emaranhado de fios interligados, a mostra convida o público a uma visita não linear, feita de percursos fragmentados e de descobertas sucessivas, onde se revelam ligações entre tempos, contextos e formas de expressão.

Mais do que apresentar peças acabadas, Matassa dá a conhecer os bastidores da criação artística, evidenciando escolhas, gestos e transformações que tornam o têxtil um território fértil para pensar criticamente o presente e imaginar novas possibilidades.

A inauguração está marcada para as 16h00 do dia 31 de janeiro. A exposição poderá ser visitada até 4 de abril de 2026, de terça a sábado, entre as 10h00 e as 13h00 e das 15h00 às 19h00, no Centro de Arqueologia e Artes de Beja, situado na Praça da República.

Latest Posts

Não perder