O Centro Alqueva anuncia a sua parceria com o programa Ciência Viva no Verão 2025, promovendo uma série de eventos que ligam engenharia, território e sustentabilidade. O primeiro destes eventos, intitulado “ALQUEVA – DA ENGENHARIA AO DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO”, terá lugar já no próximo dia 22 de julho.
Esta iniciativa convida o público a uma experiência envolvente, permitindo descobrir os bastidores do maior projeto hidroagrícola de Portugal. Os participantes terão acesso a exposições imersivas e modelos que detalham o funcionamento da barragem de Alqueva, da sua central hidroelétrica e da extensa rede de canais que interliga barragens e distribui água para milhares de pessoas e vastas áreas agrícolas. Um dos pontos altos da visita será a rara oportunidade de visitar o interior de uma galeria técnica da barragem.
Este evento é o primeiro de três atividades temáticas que o Centro Alqueva irá realizar este verão, reforçando o seu papel como espaço de interpretação e valorização do projeto de Alqueva.
A participação no programa Ciência Viva no Verão sublinha o compromisso da EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva) com a divulgação científica, a educação ambiental, as energias renováveis, a gestão sustentável da água e a valorização do território.
A participação nesta experiência é gratuita, sendo destinada a adultos, famílias e crianças a partir dos 6 anos. No entanto, a inscrição é obrigatória e deve ser realizada através do site da Ciência Viva em https://www.cienciaviva.pt/verao/2025/?accao=showactivities&id_activity=8868#detalhe, uma vez que as vagas são limitadas a 20 participantes.