O CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo recebeu ontem, 13 de janeiro, a visita institucional da Autoridade de Gestão do Programa Regional do Alentejo 2030.
A visita teve como objetivo “conhecer o futuro Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia em Beja – Edifício CEBAL” revela a instituição.
O projeto Edifício CEBAL é promovido pela Câmara Municipal de Beja, “enquadrado na sua visão estratégica de reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação no concelho e em toda a região do Alentejo” recorda o CEBAL.
Durante a visita, “foi possível acompanhar o progresso de construção do Edifício e, em particular, conhecer uma das unidades projetadas para servir de interface às empresas com possibilidade de vivência tecnológica”.
Esta nova infraestrutura, segundo o CEBAL, “pretende reforçar a estratégia multissectorial em torno da transferência de tecnologia para o sector agroalimentar, com o propósito de promover uma ciência de impacto social, económico, cultural e ambiental, contribuindo para a atratividade de novos investimentos baseados no conhecimento” bem como “valorizar uma economia assente nos recursos endógenos da região e nas atividades emergentes de elevado índice tecnológico”.

Em parceria com o CEBAL e alinhado com os seus objetivos estratégicos, o Município de Beja “assume a promoção do novo Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia – Edifício CEBAL através de uma candidatura ao Programa Regional Alentejo 2030, envolvendo ainda a parceria do Instituto Politécnico de Beja, reafirmando a importância estratégica do conhecimento e da ciência para o futuro do território”.
A implementação deste edifício “representa um marco na consolidação do trabalho do CEBAL, com o impacto significativo na promoção da investigação e inovação no Alentejo, reforçando a posição estratégica da região no panorama nacional e internacional”, conclui em comunicado o CEBAL.