A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo IP, através do seu Centro Qualifica para a Administração Pública (AP), alcançou em junho deste ano a meta contratual de 503 participantes da Administração Pública envolvidos em processos de qualificação, no âmbito do Programa Qualifica integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este feito foi conseguido com uma notável antecedência de nove meses em relação ao prazo final, que estava previsto para 31 de março de 2026.
No total, o Centro Qualifica já acompanhou 516 trabalhadores, dos quais 168 tiveram as suas competências certificadas. Deste número, 134 concluíram processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) profissional, e 34 obtiveram certificação escolar.
“A articulação com os empregadores públicos tem sido essencial para alcançar estes resultados. Estamos a investir nas pessoas e, ao mesmo tempo, a melhorar os serviços prestados à população”, referiu a coordenação do Centro Qualifica da CCDR Alentejo.
Os resultados alcançados “sublinham a importância do investimento contínuo na qualificação dos trabalhadores da Administração Pública”. Esta iniciativa é vista “como um pilar fundamental para a modernização dos serviços públicos, a melhoria da sua eficácia e eficiência, e para a valorização profissional dos seus quadros” conclui a CCDRA.