No próximo dia 11 de outubro, o Sétima Arte Café, em Castro Verde, promove aquele é o primeiro concerto desta nova temporada e traz a palco dois convidados de peso – O Gajo (João Morais) e Ricardo Vignini – num concerto que “junta em palco a viola campaniça, instrumento da tradição musical do Alentejo, à viola caipira do Brasil”, é anunciado em comunicado enviado à Rádio Castrense.
Do seu encontro, em 2022, surgiu “Terra Livre”, um álbum onde a viola campaniça de “O Gajo” e a viola caipira de Ricardo Vignini são as protagonistas. São nove temas instrumentais resultantes de um trabalho intenso, à distância, entre os dois músicos, que só se conheceram pessoalmente quando “O Gajo” rumou ao Brasil para apresentar com Vignini, ao vivo, este trabalho conjunto que é também “um grito pela Liberdade, num mundo cheio de intolerâncias”.
Os singles “Albatroz” e “Corrosão” refletem os retoques folk oriundos do Brasil e Portugal, e as melodias intrincadas, características de ambientes musicais mais progressivos. A viola campaniça e a viola caipira dialogam, para revelar uma narrativa que conta um pouco da história passada, do presente e do futuro dos dois países.
“Um concerto a não perder, que acontece a partir das 23h00, no Sétima Arte Café, em Castro Verde, um espaço aberto desde 2012, que funciona como cafetaria e bar, e promove regularmente concertos e exposições de artistas locais”, realça a organização.