13.8 C
Castro Verde Municipality
Terça-feira, Janeiro 14, 2025

Últimas Noticias

Castro Verde reforça estudos no concelho com curso superior em Cuidados Continuados Integrados

A Câmara Municipal de Castro Verde assinou ontem, dia 13 de janeiro, dois protocolos que vão permitir a criação no concelho, no próximo ano letivo 2025/26, de uma nova oferta formativa de Ensino Superior, com a criação de um Curso Técnico Superior Profissional.

Com este passo, o concelho “reforça a sua oferta formativa com estudos de ensino superior, num curso com dois anos letivos de duração. Após a sua conclusão, o CTeSP confere aos alunos um diploma de Técnico Superior Profissional de nível 5, do Quadro Nacional de Qualificações, garantindo entrada mais rápida no mercado de trabalho ou acesso direto a estudos para assegurar a Licenciatura, que poderá incidir em áreas de formação como Enfermagem, Terapia Ocupacional, Desporto ou Serviço Social”.

A cerimónia pública de assinatura dos protocolos realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal e contou com a presença dos presidentes da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito, do Instituto Politécnico de Beja, Maria de Fátima Carvalho e do coordenador do Centro Qualifica de Almodôvar, António Espírito Santo.

Durante a sessão, António José Brito, presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, destacou que “a concretização deste passo é um objetivo estratégico para Castro Verde, dada a sua localização e centralidade geográfica”, e “enquadra-se no compromisso da Câmara Municipal em assegurar o alargamento da oferta formativa no concelho, objetivo há muito ambicionado.

Por seu lado, Maria de Fátima Carvalho, Presidente do IPBeja, salientou “o bom entendimento entre as três entidades envolvidas neste processo de descentralização do ensino”, e cuja “proximidade pretende dar oportunidade a mais pessoas de prosseguirem com os seus estudos”.

“Só é possível estamos hoje aqui, porque houve uma vontade comum, e para construirmos alguma coisa é preciso todos rumarmos no mesmo caminho.”

Já o coordenador do Centro Qualifica de Almodôvar, António Espírito Santo expressou que era “um dia histórico, mas não só para Castro, mas para a nossa região, a região do Alentejo que tem de apostar em grande naquilo que é a educação como pilar de desenvolvimento”

Latest Posts

Não perder