Castro Verde celebra o seu Feriado Municipal no dia 29 de junho, Dia de São Pedro.
A autarquia castrense preparou um conjunto de iniciativas a decorrer no Jardim do Padrão, a partir das 11h30, “destacando-se este ano a Homenagem ao historiador Castrense Dr. José João Alves da Costa (Dr. Gito), promovida pela Câmara Municipal e União de Freguesias de Castro Verde e Casével”.
O programa inicia com a Cerimónia de Entrega de Medalhas de Bons Serviços Prestados aos trabalhadores do Município, que cumpriram em 2024 um total de 15, 25 e 35 anos ao serviço da autarquia, estando previsto um momento musical protagonizado pelos alunos da Secção de Castro Verde do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, destaca a autarquia.
Pelas 12h00, o Município de Castro Verde homenageia, postumamente, o Dr. João José Alves da Costa (Dr. Gito), através da inauguração de peça de arte evocativa da personalidade do historiador, como reconhecimento pela sua importante e inestimável contribuição para a investigação da história de Castro Verde e dos Campos de Ourique.
Esta homenagem, explica o município, “resulta da iniciativa proposta à Câmara Municipal e à União de Freguesias por quatro cidadãos (Fernando Caeiros, José Francisco Colaço Guerreiro, Joaquim Rosa e Carlos F. Júlio), consumando-se agora com a inauguração de uma peça escultórica de autoria do artista Flávio Horta, que eleva a memória da Dr. Alves da Costa, um ilustre Castrense que muito trabalhou para perpetuar a longa história do concelho de Castro Verde, publicando obras como “O Termo de Castro Verde” (volumes 1 e 2), os Forais de Castro Verde, de Entradas e de Casével, bem como “As visitações da Ordem de Santiago no concelho de Castro Verde no século XVI”.
O “Dia de Castro Verde” insere-se nas Comemorações do Feriado Municipal, que integram ainda as Festas de Castro 2024, a decorrer nos dias 28, 29 e 30 de junho, no Largo da Feira, tendo como “cabeças de cartaz” Diogo Piçarra e os Delfins.
