O Caminho de Santiago “Via Atlântico” tem “ponto de partida” na vila de Castro Verde e vai ser oficialmente apresentado e lançado na Basílica Real, no próximo dia 12 de dezembro (terça-feira), adianta em comunicado a autarquia castrense.
O itinerário da VIA ATLÂNTICO, em direção ao mar, inicia-se em Castro Verde, atravessando territórios dos concelhos de Ourique, Odemira e Sines. No total, são 130 km que constituem uma variante do caminho central de Portugal. O “entroncamento” com esse caminho principal regista-se em Santiago do Cacém.
A iniciativa de lançamento da “Via Atlântico” acontece a partir das 9h30, junto à Basílica Real de Castro Verde, onde decorrerá a receção aos participantes, numa sessão de boas-vindas com a participação da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Câmara Municipal de Castro Verde.
O Caminho de Santiago e, nomeadamente, a “Via Atlântico”, é “uma das apostas importantes do Município de Castro Verde para a promoção do território e atração de visitantes ao concelho”, detalha a autarquia.
Castro Verde é um dos 30 municípios portugueses que integra esse produto turístico e que, a par dos Caminhos de Santiago, aposta numa crescente articulação com outras áreas, como, por exemplo, o cycling, o birdwatching ou a EN2.