O presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito, foi questionado pela Rádio Castrense sobre o novo plano do governo, o PTRR (Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência) e de que maneira poderia ser utilizado pelo município após os danos causados pelas recentes intempéries.
Em resposta o autarca alertou para a gravidade das situações provocadas pelas chuvas intensas no concelho, especialmente no que diz respeito aos arruamentos urbanos. Segundo o autarca, várias ruas chegaram a transformar-se em verdadeiros obstáculos, criando problemas “inerráveis” que causam preocupações tanto na vila de Castro Verde como nas restantes localidades do concelho.
“Temos uma identificação de problemas em toda a Vila, por exemplo, que ascende à necessidade de investimentos superiores a 1,2 milhões de euros. Isto dá uma ideia do que temos pela frente”, afirmou António José Brito, acrescentando que a Câmara Municipal já iniciou o trabalho de levantamento e está a definir uma estratégia para implementar soluções rápidas.
Quando questionado em relação ao novo PTRR o autarca responde que: “a nossa esperança é que, no caso de Castro Verde, haja possibilidade de termos apoio para dar uma resposta concreta e corrigir todos estes problemas com que nos confrontamos atualmente.”
Quanto ao plano do Governo para apoiar municípios, António José Brito admitiu que ainda há pouca informação disponível: “Vamos tentar perceber em detalhe se todos os municípios vão ser contemplados e se será possível, no caso de Castro Verde, receber ajuda para dar respostas nas áreas mais críticas do concelho.”
O presidente da Câmara defendeu que, independentemente da gravidade de problemas noutras regiões, Castro Verde deve também ser contemplado: “Reivindicamos essa ajuda, porque houve situações criadas pelos temporais que não existiam antes, e faz sentido que o nosso concelho tenha a possibilidade de receber apoio, tal como os restantes municípios do Baixo Alentejo, onde os problemas são também significativos.”
















