A Tecnovia, em parceria com a Valorpneu, inaugurara esta segunda-feira, 11 de novembro de 2024, um centro de recolha de pneus usados no Centro de Gestão de Resíduos de Aivados, em Castro Verde, “reforçando a sua oferta para a gestão sustentável de resíduos no Baixo Alentejo e Alentejo Litoral”.
A Tecnovia “reforça a sua presença no setor de gestão de resíduos com a abertura de um novo centro de recolha de pneus usados no Centro de Gestão de Resíduos de Aivados. Este centro entrará em funcionamento hoje, 11 de novembro de 2024, e é fruto de uma parceria estratégica com a Valorpneu, entidade licenciada para a gestão do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU)”; diz a empresa em comunicado.
Contribuição para a Rede Nacional de Recolha de Pneus
Com o novo centro em Aivados, a Tecnovia sublinha que “passa a integrar a Rede Nacional de Recolha da Valorpneu, fortalecendo a eficiência e a qualidade do Sistema de Gestão de Pneus Usados nos concelhos do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral”. A mesma fonte acrescenta que, “esta rede desempenha um papel crucial na gestão sustentável de pneus em fim de vida, minimizando os impactos ambientais e incentivando a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, em alinhamento com os princípios da economia circular”.
Localizado no concelho de Castro Verde, próximo ao IC1 e a 9 km de Ourique, o Centro de Gestão de Resíduos de Aivados é um dos oito centros do Grupo Tecnovia de gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) e outros resíduos não perigosos. Com licença para receção, triagem e armazenagem de variados resíduos, o centro recebe uma ampla gama de resíduos, tais como betão, tijolos, ladrilhos, telhas, metais, misturas betuminosas, alcatrão e outros.
A infraestrutura do centro de resíduos de Aivados “é equipada com os recursos que permitem oferecer soluções integradas de gestão de resíduos, incluindo recolha, triagem, transporte, tratamento, reciclagem e valorização dos RCD. Este modelo de gestão integrado da Tecnovia ajuda os produtores de resíduos a cumprir com a legislação vigente (Decreto-Lei 102-D/2020), garantindo o destino adequado dos resíduos e evitando impactos ambientais, como contaminação de solos e águas” destaca a Tecnovia.
Através do Centro de Gestão de Resíduos de Aivados, a Tecnovia diz que “reafirma seu compromisso com uma gestão sustentável de resíduos, prolongando a vida útil dos materiais, preservando recursos naturais e promovendo práticas alinhadas com a economia circular, como seja a produção de agregados reciclados”.
A colaboração entre a Tecnovia e a Valorpneu “representa um compromisso conjunto com práticas de gestão de resíduos responsáveis. Esta parceria reforça a missão de ambas as entidades de liderar pelo exemplo no setor de resíduos, promovendo a sustentabilidade e um modelo de economia circular”, conclui a empresa em nota enviada à Rádio Castrense.