21.8 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Julho 4, 2025

Últimas Noticias

Castro Verde celebra 10 anos da Classificação do Cante como Património Cultural e Imaterial da Humanidade

Neste mês de novembro assinala-se uma década sobre a Classificação do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Para celebrar a data, a Câmara de Castro Verde promove um conjunto de iniciativas, entre 27 e 30 de novembro, que “visam celebrar esta expressão cultural que importa salvaguardar” realça a autarquia castrense.

Hoje, quarta-feira, a partir das 10h00, os alunos 1º ciclo que integram o projeto “Cante nas Escolas” vão andar pelas ruas de Castro Verde a cantar modas alentejanas, numa iniciativa intitulada “O Cante Sai à Rua”.

Segundo o vereador David Marques, “as iniciativas que começam hoje visam dar dignidade à importância que esta data tem”.

Dia 29 de novembro , o Cineteatro de Castro Verde recebe, a partir das 21h30, o espetáculo comemorativo, “O Cante da Nossa Terra”, que pretende celebrar e valorizar esta expressão artística identitária.

O espetáculo conta com a participação dos grupos corais em atividade no concelho – “As Ceifeiras” de Entradas, “Os Cardadores” da Sete e “Os Ganhões” de Castro Verde – mas também do recém criado Grupo Coral Feminino da Cortiçol, dos Alunos do Projeto “Cante nas Escolas” do AECV e dos Alunos de Cante da Universidade Sénior de Castro Verde.

No sábado, dia 30, realiza-se no Centro Ambiental do Vale Gonçalinho, pelas 16h00, a Oficina de Cante Alentejano e Lanche-convívio “A Natureza do Cante”, numa iniciativa que reúne, em torno de uma grande mesa e no silêncio da paisagem, o cante e os melhores sabores do nosso Alentejo.

Latest Posts

Não perder