O VII Encontro de Coros de Castro Verde está hoje (24 de maio) de regresso, prometendo uma celebração da música coral. O evento terá início às 17h30 na Basílica Real de Castro Verde e é uma iniciativa da Associação Sénior Castrense (ASC).
Entre 2011 e 2017, a ASC promoveu seis edições do “Encontro de Coros”, que incluiu concertos, workshops e intercâmbios com grupos corais nacionais e estrangeiros.” Estes encontros focaram-se na partilha musical, na valorização do canto coral polifónico e na promoção do convívio intergeracional” realça a Associação Sénior Castrense.
Após um período de interregno, a iniciativa é retomada em 2025. Esta edição contará com a participação do Coro Polifónico de Castro Verde, sob a maestria de Vera Saldanha; do Coro de Câmara de Beja, dirigido pelo Maestro Pedro Vasconcelos; e do Coro EDP, com a maestrina Regina Mostardinha.
O Coro Polifónico de Castro Verde, um projeto da ASC fundado em 2010, é composto por cerca de 30 coralistas. “O coro é um pilar do trabalho cultural e intergeracional da associação, com uma intensa atividade em concertos, encontros de coros e outras iniciativas por todo o país” explica a associação.
A Rádio Castrense falou com Natércia Duarte, presidente da Associação Sénior Castrense, que descreveu “este encontro é sempre um momento de partilha com outros coros, que é sempre uma coisa de salutar para quem trabalha nesta atividades”