O Fórum Municipal de Castro Verde será palco, no próximo dia 11 de julho, de um workshop inovador intitulado “Visões do Futuro”. A iniciativa, direcionada a jovens com idades entre os 16 e os 25 anos, visa estimular a reflexão e a participação ativa na construção de soluções sustentáveis para a região e, em particular, para a Reserva da Biosfera local.
A sessão decorrerá das 14h00 às 17h00, seguida de um convívio programado para as 17h30. Ao longo da tarde, os participantes “terão a oportunidade de refletir, em grupo, sobre temas cruciais como a natureza, os estilos de vida e as atividades económicas, com o objetivo de projetar cenários positivos para o futuro de Castro Verde”- informa a autarquia castrense.
Este evento faz parte do projeto internacional BECOME, que estuda como as Reservas da Biosfera da UNESCO podem ajudar na conservação e no desenvolvimento sustentável. A Reserva da Biosfera de Castro Verde foi escolhida como um exemplo em Portugal pelas suas características únicas e pelo seu trabalho na conservação.
Em declarações à Rádio Castrense, o vereador da Câmara de Castro Verde, David Marques, diz que esta iniciativa serve também “para perceber os laços, a forma como os jovens se identificam com os objetivos da biosfera e qual é a percepção que têm destes desafios” e ao “mesmo tempo ajudarem-nos a perceber as suas expectativas e decisões para o futuro”
A atividade é organizada pelo Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, em parceria com o projeto BECOME e a Câmara Municipal de Castro Verde. O workshop também acontece ao mesmo tempo em outros países, o que vai permitir comparar as diferentes ideias dos jovens sobre o futuro das Reservas da Biosfera.