Amanhã, dia 21, no Parque Ambiental do Montinho, realiza a cerimónia de inauguração do Canil e Gatil Intermunicipal CAGI, em Beja.
Este serve um total de 12 municípios no Baixo Alentejo, depois de ter sido intervencionado, de maneira a ganhar uma expressiva expansão, que lhe permite mais do que duplicar a capacidade para albergar animais abandonados.
Esta inauguração irá contar com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, Paulo Catarino.
O investimento realizado na ampliação do CAGIA chega aos 350.000 euros e dota o canil e o gatil, que até agora acolhiam cerca de 60 cães e 60 gatos, de uma capacidade para 200 cães e 120 gatos, que poderão ascender a 180, no ano que se avizinha.

A requalificação permitiu, ainda, construir um segundo gatil, 40 novas boxes para cães, uma nova zona de recreio, duas áreas de armazenamento e lavandaria, um espaço de quarentena e um parque para treinos de perícia e obediência, orientados para a diminuição do stress e a melhoria do comportamento dos animais.
A zona de quarentena está equipada com 6 lugares para o isolamento de cães e conta com uma área para o isolamento de gato, sendo que através destes espaços diferenciados, será possível dar cumprimento ao plano sanitário e isolar animais que inspirem maiores cuidados.
Nestas novas instalações, estão integrados quatro tratadores de animais, uma auxiliar de veterinária, um treinador e 12 médicos veterinários municipais que, de forma rotativa, asseguram a direção técnica do CAGIA.