A candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, é formalmente entregue hoje.
A entrega formal do processo à Associação Portuguesa de Municípios do Vinho assinala, segundo os promotores, “o ponto alto de um trabalho conjunto, cuidadosamente estruturado entre a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em estreita articulação com os municípios da região, os produtores de vinho e diversos agentes do território”. Esta candidatura “reflete um esforço coletivo orientado para a valorização do Baixo Alentejo enquanto destino vitivinícola de excelência” dizem os responsáveis pela mesma.
José Santos, presidente da ERT, destacou o “intenso trabalho levado a cabo na preparação do dossiê, valorizando a mobilização regional e o envolvimento de diferentes agentes económicos e institucionais”. Este responsável acrescenta que “é com grande satisfação e sentido de dever cumprido que apresentamos uma candidatura que dignifica o setor vitivinícola e promove o nosso território”.
António Bota, presidente da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, manifestou “forte confiança na candidatura”, sublinhando que “chegou a hora do Baixo Alentejo”. Bota sublinha que “esta é uma oportunidade para afirmar a identidade, a cultura e a economia da região” e lembra que “o vinho é um embaixador natural do nosso território, com enorme potencial para atrair visitantes e gerar valor”.















