A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP iniciam terça-feira a campanha “Taxa Zero ao Volante” para alertar os condutores para os riscos da condução sob efeito do álcool, anunciaram as três entidades.
Esta iniciativa, que vai decorrer entre os dias 5 e 11 julho e integra o Plano Nacional de Fiscalização de 2022, passando a mensagem do impacto do álcool na condução, estimando que “um em cada três condutores mortos em acidentes de viação apresenta uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e três em cada quatro destes condutores apresentam uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l”.
A ANSR, a PSP e a GNR lembram a existência de diversos estudos científicos a apontar que o álcool produz perturbações em termos cognitivos, de processamento da informação, de capacidade de reação e de coordenação motora.
A campanha assenta em ações de sensibilização da ANSR no continente e na Madeira, além de operações de fiscalização da PSP e da GNR em estradas com grande circulação automóvel.