A Câmara Municipal de Moura divulgou um comunicado para esclarecer a situação da obstrução na Rua de Santo António, em Sobral da Adiça. A nota surge em resposta a um comunicado da Junta de Freguesia local, que atribuiu o problema às chuvas.
De acordo com o Executivo da Câmara Municipal, “o entulho que atualmente bloqueia a via não é resultado direto da pluviosidade, mas sim de uma obra de reparação realizada por um particular, proprietário de um muro que ruiu parcialmente”. Após a queda inicial causada pela chuva, a Câmara “removeu o entulho original e notificou o proprietário para que fizesse a reparação. Contudo, o entulho deixado na via após a obra é da inteira responsabilidade do particular, que não o removeu”.
Apesar da responsabilidade ser do proprietário, a Câmara Municipal de Moura assegura que “o entulho será retirado por uma empresa contratada para o efeito, com os custos imputados ao particula”r. O município considera a intervenção proposta pela Junta de Freguesia “ilegal e eleitoralista, uma vez que utiliza recursos públicos para resolver um problema de responsabilidade privada”. A Câmara argumenta que “não é justo nem sério que sejam os fregueses e os contribuintes a pagar o lixo que um particular deposita na via pública”.















