O Município de Castro Verde foi distinguido com o selo de mérito na categoria BRONZE na 4.ª Edição do Selo de Mérito da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores.
Esta distinção, refere a autarquia, “surge no âmbito da implementação de projetos inovadores e consolidados que apoiam direta e indiretamente os cuidadores informais no concelho, promovendo o bem-estar emocional, social e físico desta população”.
Neste campo, segundo a mesma fonte, destacam-se os projetos “Castro Verde XXI”, que tem como missão “o combate ao isolamento, proporcionando momentos de descanso a cuidadores”, e “Pedalar Sem Idade Castro Verde”, que “fortalece laços afetivos e oferece experiências de lazer”, a promoção de sessões de Psicoeducação e o projeto “Radar Social””.
“As sessões de Psicoeducação, iniciadas em parceria com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), também integram este conjunto de projetos inovadores, garantindo suporte emocional e formação especializada, enquanto a Prescrição Social promove o encaminhamento para atividades comunitárias benéficas” lembra a Câmara Municipal de Castro Verde.
Já o Radar Social “reforça a identificação e apoio a famílias vulneráveis, com uma maior fomentação do Cartão Social que, além de apoios diretos aos seu portadores na compra de medicamentos, assegura também melhorias habitacionais e torna o dia-a-dia dos cuidadores mais seguro e confortável”, conclui.