O município de Beja dá conta de que iniciou um programa de controlo da população de pombos, constituído por ações de captura, uso de aves de rapina, colocação de sistemas constituídos por espigões dissuasores para proteger monumentos e imóveis públicos, bem como outras ações complementares. “Serão igualmente desenvolvidas ações de informação e sensibilização dos munícipes” garante a autarquia bejense.
“Os pombos são aves que se adaptam bem nas áreas urbanas e com as quais nos habituámos a conviver no nosso dia-a-dia, mas tornam-se um problema quando se reproduzem de uma forma descontrolada, criando problemas ao nível do bem-estar e saúde das populações humanas, da conservação do património edificado e também da redução da biodiversidade de outras aves” sublinha a Câmara.
Para contrariar esta situação, “a Autarquia conta com a colaboração de todos, pelo que para mais informações ou esclarecimento de quaisquer dúvidas, poderá ser contactada a Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal, através do tel. 284311800, ou do email: beja@cm-beja.pt ” realça a mesma fonte.