A Câmara de Beja procedeu à instalação, nas salas de aula de escolas básicas do primeiro ciclo do concelho, Quadros Brancos de Porcelana Magnéticos ou de Telas de Projeção Brancas retratéis, conforme escolha de cada escola, “para melhor aproveitamento e qualidade de projeção dos equipamentos instalados pelo Ministério da Educação no ano passado nas salas de aula do 1.⁰, 2.⁰ e 3.⁰ ciclo com atividade (e nalguns casos também em salas do Pré-Escolar).
“Ao todo adquirimos 118 Quadros Brancos de Porcelana Magnéticos e 30 Telas de Projeção Brancas retratéis, no valor total de € 33.700,00” realça Paulo Arsénio.
No caso das freguesias rurais “a instalação está totalmente concluída, tendo sido beneficiadas as Escolas de Beringel, de Penedo Gordo (em freguesia urbana mas fora da cidade), de Santa Vitória, de Trigaches, de Santa Clara de Louredo, de Cabeça Gorda, de Salvada e de Albernoa – com Quadros – bem como as Escolas de N.ª Sr.ª das Neves, de Baleizão e de São Matias – com Telas Brancas -, num total de 20 Quadros e de 9 Telas” explica o presidente da Câmara Municipal de Beja.
Nas escolas da cidade “a instalação destes materiais ainda decorre (98 Quadros e 21 Telas) prevendo-se que até ao início do ano letivo esteja concluída” frisa o autarca.
“Nestes estabelecimentos da cidade, a colocação dos quadros e telas incide particularmente em espaços de aula dos 2.⁰ e 3.⁰ ciclos” sublinha Paulo Arsénio.
Estes materiais foram adquiridos com as verbas anuais para investimento em escolas no âmbito da transferência de competências na área da educação.