Câmara de Beja ativa abrigo noturno temporário para pessoas sem abrigo

0
9

A Câmara Municipal de Beja ativou hoje, sexta-feira, um abrigo noturno temporário na cidade, dando cumprimento ao seu Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. A medida visa garantir “a segurança, o bem-estar e a dignidade” dos indivíduos que não têm um local seguro para pernoitar.

O abrigo funcionará diariamente até ao dia 20 de março de 2026, com portas abertas entre as 19:00 e as 09:00. O local escolhido é a antiga Casa do Estudante, propriedade da Cáritas Diocesana de Beja.

A autarquia explica que a ativação da estrutura é feita na sequência da avaliação de riscos e dos avisos emitidos pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, antecipando as “condições meteorológicas adversas” habituais desta altura do ano. A Câmara sublinhou que esta é uma competência direta do município, realizada em estreita articulação com os parceiros do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA).

A principal missão do abrigo é, segundo a Câmara, assegurar as condições mínimas de segurança e dignidade. No local, serão disponibilizados bens e serviços essenciais que respondem às necessidades básicas imediatas, como alimentação, higiene e descanso em segurança. Para garantir a tranquilidade, o espaço contará com vigilância privada e estará em articulação permanente com a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Adicionalmente, a autarquia referiu que as equipas de rua estão a trabalhar numa abordagem empática e proativa, garantindo a identificação e referenciação das pessoas em situação de sem-abrigo para que recebam o acompanhamento adequado. A resposta integrada do abrigo noturno pretende ir além da assistência imediata, procurando criar uma ponte para soluções mais estáveis, promovendo a referenciação para respostas de acolhimento geridas ou protocoladas com a Segurança Social a nível nacional, numa lógica clara de inclusão social e reconstrução de percursos de vida.