13.7 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Últimas Noticias

Câmara de Almodôvar quer encerrar escolas “devido à atual situação epidemiológica do concelho”

O presidente da Câmara Municipal de Almodôvar solicitou uma reunião de comissão, “que surgiu no seguimento da atual situação epidemiológica do concelho”.

O autarca anuncia que “nesta reunião foi proposto e unanimemente aceite, o encerramento total de todas as atividades letivas presenciais a partir de dia 18/1, em todos os níveis de escolaridade, permitindo, no entanto, o ensino por meios digitais”.

“Esclareço que este pedido foi enviado para a Entidade de Saúde Publica distrital, e que somente esta entidade tem competências para autorizar o fecho total, em conjunto com a direção regional de educação” explica António Bota.

“Temos 6 turmas em isolamento profilático (5 no ensino preparatório e secundário e uma no jardim de Infância), temos 21 professores do agrupamento de escolas em isolamento, temos 4 motoristas do município em isolamento, temos cerca de 20 colaboradoras em isolamento e temos os espaços culturais encerrados a partir de amanhã por imposição legal” revela o edil de Almodôvar.

Prossegue a nota emitida pelo autarca, referindo que, “neste contexto, não me resta outra alternativa senão solicitar este fecho, por 15 dias até que a situação atual se resolva por via da legislação sobre os dias de confinamento, sendo que avaliaremos a situação em duas semanas. Acredito que este seria a melhor solução para o concelho, sendo que ao nível escolar temos problemas em garantir transportes, em higienizar regularmente os espaços, em garantir vigilância e apoio aos alunos, basicamente, em fazer funcionar os serviços e a logística educativa com as condições básicas de segurança e higiene” lamenta o presidente da Câmara Municipal de Almodôvar.

Certamente que, com os 160 computadores que distribuímos em abril e, com a boa vontade dos pais, o ensino poderia ser ministrado à distância, evitando o receio na comunidade, as redes de contacto casa-escola, escola-casa, os receios dos professores, bem como entre os colaboradores que não sabem se estão ou não contaminados pois a cada hora surge mais um caso, mais diversas possibilidades de ter existido contacto com casos positivos” realça este responsável.

“Seria também um alívio para os responsáveis da saúde pública, pois diminuiríamos significativamente as probabilidades de propagação na comunidade estudantil, entre pais, colaboradores e motoristas, além das suas famílias”. António Bota prossegue, dizendo “esperar agora a aceitação da proposta” e garantindo informar “logo que existam decisões sobre este assunto”.

O presidente do município de Almodôvar diz ainda que foram disponibilizados “todos os transportes municipais e logística, à saúde pública, para que possam utilizar se assim acharem necessário , numa eventual ação de vacinação no concelho , com prioridade nos Lares e IPSS’s ( prioridade já solicitada na semana passada )”.

António Bota conclui o comunicado, apelando “à calma e ao cumprimento total das diretrizes e protocolos de higiene emanados pela DGS”.

O concelho de Almodôvar encontra-se em Risco Muito Elevado de Contágio. À data de ontem, registava 94 casos ativos de COVID-19.

Latest Posts

Não perder