O executivo da Câmara Municipal de Aljustrel, liderado por Fernando Ruas, reuniu-se esta semana com o presidente do Conselho de Administração da Almina – Minas do Alentejo S.A., Engenheiro Humberto Costa Leite, para debater diversos temas ligados à atividade mineira no concelho. A reunião, solicitada pela própria autarquia, “serviu para apresentar cumprimentos à direção da empresa e reforçar o interesse do novo executivo em estabelecer uma relação institucional baseada na proximidade, transparência, colaboração e diálogo aberto ao longo do mandato”.
Durante o encontro, a Câmara Municipal de Aljustrel “transmitiu as suas principais preocupações, destacando os disparos e rebentamentos decorrentes da atividade mineira, sentidos pela população”, sobretudo no âmbito do projeto do “Jazigo da Estação”. O município salientou “a necessidade de encontrar um equilíbrio entre a exploração mineira e a manutenção da qualidade de vida da população”, enquanto a Almina se comprometeu “a continuar a procurar soluções para minimizar os impactos relatados”.
Além desta reunião, o Presidente da Câmara, Fernando Ruas, e o Presidente da Assembleia Municipal, Manuel Nobre, encontraram-se com representantes da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que acompanha a situação.
Recentemente, Fernando Ruas também contactou a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, solicitando uma reunião para apresentar de forma detalhada todas as questões ambientais que envolvem o concelho de Aljustrel, reforçando o empenho da autarquia na proteção do território e do bem-estar da população.














