20,6 milhões de euros é o valor com que a autarquia de Aljustrel vai contar no próximo ano e que se traduz num aumento superior a 1,5 milhões comparativamente com o ano que está praticamente a findar e que segundo Carlos Teles em declarações à Agência Lusa “será um orçamento que tem como “marca distintiva” a descentralização do investimento nas freguesias”.
O Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara de Aljustrel foram aprovados, por maioria, em sessão da assembleia municipal no início da semana, com os votos favoráveis do PS e a abstenção da bancada da CDU.
Os dois documentos já tinham sido validados, no final de novembro, em reunião do executivo municipal, igualmente com os votos a favor dos três eleitos do PS e a abstenção dos dois vereadores comunistas.
Segundo Carlos Teles, no investimento municipal a realizar nas freguesias destacam-se a criação da Área de Acolhimento Empresarial de Ervidel, num total de 1,3 milhões de euros, e o arrelvamento dos campos de futebol de Ervidel e Messejana, que custarão 530 mil euros.
Em 2024, a Câmara de Aljustrel vai igualmente reabilitar a cobertura do Núcleo Rural de Ervidel (115 mil euros) e criar o Centro de Acolhimento Associativo de Ervidel (201 mil euros), além de prever a reparação de estradas e a implementação da Estratégia Local de Habitação (ELH) na freguesia de São João de Negrilhos.
Ainda assim, o maior investimento municipal previsto para o próximo ano vai ser realizado na sede de concelho, com a ampliação do Centro Escolar de Aljustrel, obra avaliada em cerca de 2,8 milhões de euros.
“Prosseguiremos o investimento na área da educação, porque entendemos o processo educativo como o principal alicerce de uma sociedade com igualdade de oportunidades”, citou ainda Carlos Teles.
A par disso, acrescentou, o município vai continuar “a aprofundar a ação social”, a “investir na cultura” e a “priorizar o desenvolvimento económico”.
“Sem investimento não se cria emprego, que é precisamente o meio mais sustentável para a distribuição de riqueza e criação de bem-estar”, disse.
Para os próximos anos, o presidente da Câmara de Aljustrel estimou igualmente um investimento de perto de sete milhões de euros na ELH e de mais 370 mil euros na área do turismo.
Em termos fiscais, em 2024 a Câmara de Aljustrel vai manter a taxa mínima de 0,3% no Imposto Municipal sobre Imóveis