Face à declaração de Situação de Alerta para todo o território nacional, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Almodôvar ativou um reforço na sua capacidade de resposta, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR). A medida visa garantir uma maior prontidão e eficácia no combate a eventuais focos de incêndio, bem como na manutenção dos serviços essenciais à população.
Uma nova equipa de cinco elementos foi adicionada ao dispositivo já em operação, elevando o número total de bombeiros empenhados em diversas frentes para 19 elementos.

Além do reforço no combate a incêndios rurais, os Bombeiros de Almodôvar mantêm uma força mínima de seis elementos dedicada exclusivamente aos serviços de emergência e saúde, assegurando a prontidão e a resposta a ocorrências locais. A coordenação e o apoio às comunicações operacionais são garantidos por um operador de telecomunicações.
Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Almodôvar mantém ainda o veículo VCOT 03, com dois elementos, empenhado no combate ao incêndio de Ponte da Barca.

A corporação expressou o seu “sincero agradecimento” a todos os seus bombeiros, tanto os que estão no terreno como os que asseguram a retaguarda, destacando o “compromisso e espírito de missão inestimáveis” de cada um. Os Bombeiros de Almodôvar reiteram o seu compromisso inabalável de continuar firmes na sua missão de proteger a comunidade.