A Biblioteca Municipal de Cuba acolhe no próximo dia 20 de Novembro (sábado), pelas 16:00, a apresentação do livro “Apríngio de Beja, Guerreiro da Fé”, da autoria do Padre Paulo Reis Godinho.
Nas palavras do autor, que “quis começar [a apresentação do livro] por Cuba”, onde reside e exerce a sua “actividade pastoral”, esta “não é uma obra sobre Religião”, mas “sim uma obra de História sobre a História do cristianismo nas terras de Beja”.
Sinopse: «A novidade do cristianismo não era a sua competência de suplantar o mundo da Antiguidade, mas a sua capacidade de transformar, remodelar e apropriar-se do mundo antigo para construir uma ordem social, com um conjunto inteiramente novo de crenças e estruturas. A cultura e a mentalidade deste período em que Portugal tem raízes, são caracterizadas por indicações claras de contradição e ecletismo. No entanto, face a uma cristandade normativa, sob o ponto de vista da vida quotidiana, a época, era marcada por superstições, ou por idolatrias e heresias, como o arianismo e o priscilianismo. Consequentemente, as preocupações dos primeiros bispos católicos flutuaram entre a persistência de paganismo e a fraca assimilação do cristianismo. E, pois, essencial entender e reconhecer a relevância da figura dos bispos durante os séculos VI e VII.»