O Serviço de Formação Profissional de Beja do IEFP, IP, com o apoio da Junta de Freguesia e Beringel, iniciou dia 6 de Fevereiro, no CCB – Centro Cultural de Beringel, duas ações do curso de Português Língua de Acolhimento (PLA).
“No início destas ações marcaram presença com as palavras de boas vindas, o Delegado Regional do IEFP, Arnaldo Frade, a Diretora do Serviço de Formação Profissional de Beja, Antónia Luísa Silva e o Presidente da Junta de Freguesia de Beringel, Vitor Besugo”, adianta a Junta de Freguesia de Beringel.
“O domínio da língua portuguesa não só permite a comunicação com o outro e uma melhor interação com a sociedade de acolhimento, como se revela fundamental para uma plena integração na sociedade portuguesa, incluindo no mercado de trabalho”, justifica este organismo.
A junta, acrescenta que, “é ainda indispensável para a apresentação dos pedidos de nacionalidade portuguesa, de concessão de autorização de residência permanente e de concessão do estatuto de residente de longa duração”.
Os dois cursos contam com a participação de cerca de 40 formandos, todos cidadãos imigrantes, a residir ao momento na vila de Beringel, com idade igual ou superior a 18 anos, empregados ou desempregados, e com situação regularizada em Portugal.