Foi assinado no Dia Internacional dos Museus o Protocolo entre a União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista e o Museu Regional Rainha Dona Leonor para tratamento e estudo do acervo proveniente da estação arqueológica de Pisões, existente no Museu.
“Esta colaboração envolve ainda a Universidade de Évora, proprietária e responsável da Villa Romana de Pisões. Este Protocolo vai permitir ao Museu Rainha Dona Leonor proceder à deslocação do acervo para um espaço de que a Junta tem sido usufrutuária na Rua Miguel Fernandes 12, no Penedo Gordo, propriedade da Associação Cultural e Desportiva, local onde já funcionou a Delegação da Junta de Freguesia” adiaanta a União de Freguesias de Santiago Maior e São João Batista, Beja.
Um dos objetivos do acordo “prevê que o Museu proponha um programa de atividades de divulgação e sensibilização para o património a promover junto da comunidade local” refere a mesma fonte.
Para a Junta de Freguesia, “para além da valorização pública de Pisões e da sua importância para a atração turística do concelho e do contributo na sensibilização da comunidade para a defesa do património, esta parceria contribuirá ainda para a valorização do Penedo Gordo enquanto núcleo rural com características muito particulares já que, embora fazendo parte de uma freguesia da cidade constitui um dos aglomerados rurais do concelho com uma dinâmica muito significativa”.
A Junta de Freguesia assegurará a manutenção do imóvel. O Protocolo foi homologado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo.