Em Beja já começaram as terraplangens junto à Estrada das Apolinárias em Beja, no lado oposto ao “Continente – Modelo Beja Retail Park”, para a construção de uma área comercial, nomeadamente um novo Retail Park.
De acordo com Paulo Arsénio, Presidente da Câmara de Beja, os trabalhos em curso “relacionam-se com o início da infra-estruturação de loteamento de urbanização destinado a atividades de comércio e de serviços requerido por empresa proprietária do imóvel”.
O autarca bejense revela que “o prazo da intervenção é de 12 meses e pode iniciar-se, ou não (dependendo do estado dos projetos e da capacidade de execução dos donos de obra), simultaneamente a edificação autorizada no loteamento, numa área de 8.990 m², num lote total de cerca de 29.000 m²”.
Paulo Arsénio adianta que “irão ainda ser construídas duas rotundas, uma na Estrada das Apolinárias entre os dois Retails, o já existente e o novo, bem como outra na Estrada do Carmo Velho (Bairro da Esperança) e que servirá também de ligação à nova Rua do Fomento, recentemente feita pelo Município de modo a proporcionar na zona maior fluidez de trânsito”.
O presidente da Câmara de Beja sublinha ainda que “o proprietário do espaço, concluídas as obras de infra-estruturação agora iniciadas no prédio e no decorrer das obras de edificação dos armazéns, deverá anunciar os novos comércios e serviços (que deverão ser uns próprios do grupo proprietário do terreno e outros em regime de arrendamento/concessão de longa duração a grupos terceiros) que se instalarão em Beja, ou comércios já existentes que mudem de localização face à atual, por via de contratos a celebrar entre as partes”.
Ao que a Rádio Castrense apurou junto de fonte, já estarão confirmados alguns projetos, bem como outros que deverão ainda dar entrada até ao final do ano/inicio do próximo: Assim, ao que apurámos, estão conformados os espaços comerciais JYSK, JOM, CASA, RADIO POPULAR, Decathlon, Kiwoko/Tienda Animal, Norauto, Opticenter, Seaside (mudança de loja do centro da cidade – Largo do Carmo – onde se situa atualmente), Villa Nova (que também se deverá deslocar do centro da cidade), Ativo (Kids), Magna Fun, Action e Forte Store.
A Carclasse concessionário da Mercedes, deverá construir nesse espaço as suas novas oficinas e stand/concessionário.
Também a cadeia espanhola de supermercados Mercadona, ao que apurámos, poderá estar em negociações para integrar o novo Retail Park da cidade de Beja, no entanto não há confirmação oficial até ao momento.
Ao que tudo indica, este novo Ratil Park estaria originalmente destinado a ser construído na zona do Vale de Atum, na saída sul de Beja, onde atualmente se encontra aloja LIDL de Beja, mas para já, segundo fonte, “não haverá parecer favorável da Infraestruturas de Portugal, devido aos acessos que teriam que ser feitos através da variante da cidade / IP2”.
O investimento nesta nova zona comercial estará ligada ao grupo Névoa, que gere espaços como o Ratail Park Braga, o Campera Outlet Shopping, Ferrara Plaza, Shopping Cidade do Porto, Mira Maia Shopping, o Queluz Ratail Park, o Retail Park Darque e o próprio Beja Retail Park (inaugurado em 2018), ao lado da nova infraestrutura.