O Baixo Alentejo acolhe pelo quarto ano consecutivo o Festival Futurama. A 4.ª edição do Futurama – Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo decorre entre 14 e 29 de novembro, estendendo a sua programação a três concelhos: Beja (14 e 15 de novembro), Mértola (Mina de S. Domingos, 22 de novembro) e Alvito (28 e 29 de novembro).
Sob a programação de John Romão, o festival visa promover um cruzamento entre artes visuais, performance, música e práticas colaborativas, incentivando artistas e comunidades a pensarem em conjunto o futuro e o presente da expressão artística.
O arranque do festival dá-se já esta semana em Beja, com o destaque para os projetos resultantes do programa Artistas nas Escolas, fruto de meses de residências artísticas em instituições de ensino e universidades seniores da região.
Neste segundo dia, dia 15 de novembro, a coreógrafa Sónia Baptista apresenta a performance O Mistér(io) do Futebol, criada com jovens do Clube Desportivo de Beja, seguida pelas 15h30, do concerto Cantexto, uma criação coletiva que junta seis grupos corais de vários concelhos, interpretando textos de autores como Lídia Jorge, Kalaf Epalanga, Cláudia Lucas Chéu ou Miguel Castro Caldas, musicados por Ana Santos e Celina da Piedade, no Cine-Teatro Pax Julia.
Rita Fialho, do Futurama descreve este Festival Futurama como “um lugar de criação e de apresentação de apostas nos cruzamentos artísticos.”















