A Câmara Municipal de Beja promove hoje, 12 de março, às 21h00, a apresentação pública do Projeto de Dinamização da Casa da Cultura de Beja. A sessão terá lugar no próprio espaço cultural e pretende dar a conhecer as linhas orientadoras da nova proposta para este equipamento da cidade.
Reconhecida como um importante polo de criatividade artística e de encontro cultural, a Casa da Cultura tem desempenhado, ao longo das últimas décadas, um papel relevante na vida cultural de Beja. O espaço tem acolhido diversas iniciativas culturais, encontros e projetos que marcaram a história recente da cidade.
O projeto agora apresentado pretende afirmar-se como uma proposta multidisciplinar, aberta a diferentes linguagens artísticas, temáticas e sensibilidades. A iniciativa visa reforçar o papel da Casa da Cultura como espaço de criação, partilha e participação, incentivando o envolvimento ativo da comunidade local.
Em declarações à Rádio Castrense, Nuno Palma Ferro, presidente da Câmara Municipal de Beja, diz que “nenhuma cidade, nenhum conselho sobrevive sem o assumir da sua cultura e, portanto, também na área da cultura estamos a fazer um processo de remodelação” e que nesse sentido, “a Casa da Cultura deve assumir uma posição central e uma posição ativa participativa que faça com que a Casa da Cultura esteja dentro do Beja e que viva para Beja.”
De acordo com a autarquia, a dinamização deste equipamento cultural contará com a participação de associações, grupos informais, artistas e cidadãos, sendo pensado para a comunidade local, mas também com uma perspetiva aberta a novas colaborações e parcerias.
O executivo municipal convida todos os interessados a participar nesta sessão pública, que pretende também ser um momento de reflexão e diálogo sobre o futuro de um dos espaços culturais mais emblemáticos da cidade de Beja.


















